Letônia proíbe canal RT da Rússia de transmitir no país

A nação báltica da Letônia diz que baniu o canal de televisão russo controlado pelo estado RT, enquanto o chefe da rede Dmitry Kiselyov permanecer na lista de pessoas sancionadas da União Europeia por seu suposto papel na promoção da propaganda em apoio à anexação russa da Ucrânia pela Ucrânia em 2014 .

O Serviço de Notícias do Báltico disse na terça-feira que o Conselho Nacional de Mídia Eletrônica da Letônia proibiu que sete canais pertencentes à rede multilíngue operada pela RT fossem transmitidos na Letônia, uma antiga república soviética de quase dois milhões.

A agência noticiosa listou os canais como RT, RT HD, RT árabe, RT espanhol, RT Documentary HD, RT Documentary e RT TV.

Em sua decisão, o órgão de vigilância da mídia nacional da Letônia disse que a RT também tentou em seus programas apresentar a Letônia como um estado falido, informou o BNS.

Praça Vermelha de Moscou (Nick Potts / PA) “>
Praça Vermelha de Moscou (Nick Potts / PA)

Além de executivo de notícias, Kiselyov é um jornalista amplamente conhecido e apresentador de TV na Rússia.

Ele está sujeito a sanções em todo o território da UE.

A Letônia informou que informaria os reguladores da mídia de outros países membros da UE sobre sua decisão e está pedindo que eles também banam a RT.

A ação, possibilitada pelas emendas à lei de mídia eletrônica da Letônia adotada este mês, entrará em vigor após sua notificação oficial e permanecerá válida enquanto Kiselyov enfrentar as sanções da UE.

A RT, anteriormente conhecida como Russia Today, é amplamente vista na Letônia e nos vizinhos do Báltico, Estônia e Lituânia, como uma ferramenta de propaganda do Kremlin que visa influenciar a considerável minoria étnica russa da região do Báltico.

Nos últimos anos, a Letônia e a Lituânia suspenderam temporariamente outros canais de televisão estatais russos.


Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *