Príncipe Harry, Elton John e outros processam grupo de papel do Reino Unido por violação de privacidade | Noticias do mundo


O príncipe britânico Harry, o cantor Elton John e outros indivíduos iniciaram uma ação legal contra a editora do jornal Daily Mail, alegando escutas telefônicas e outras violações de privacidade, disse um escritório de advocacia de alguns membros do grupo nesta quinta-feira.

A Associated Newspapers, editora do Daily Mail, The Mail on Sunday e do Mail Online, um dos sites de notícias mais lidos do mundo, disse que nega “completa e inequivocamente” as acusações.

Os outros envolvidos no litígio são as atrizes Elizabeth Hurley e Sadie Frost, o marido e cineasta de Elton John, David Furnish, e Doreen Lawrence, mãe do adolescente negro Stephen Lawrence, assassinado em um ataque racista em 1993.

Os indivíduos tomaram conhecimento de evidências “altamente angustiantes” revelando que foram vítimas de violações de privacidade por parte da Associated Newspapers, disse o escritório de advocacia Hamlins em comunicado.

Ele disse que as violações incluíam colocar dispositivos de escuta dentro dos carros e casas das pessoas, encomendar o grampeamento de chamadas telefônicas privadas ao vivo, pagamento de policiais por informações confidenciais e se passar por indivíduos para obter registros médicos.

“Eles agora se uniram para descobrir a verdade e responsabilizar os jornalistas, muitos dos quais ainda ocupam altos cargos de autoridade e poder hoje”, disse Hamlins em seu comunicado.

Hamlins disse que estava representando Harry, filho mais novo do rei Charles, e Frost, enquanto Lawrence, Hurley, John e Furnish estão sendo representados pelo escritório de advocacia gunnercooke.

“Refutamos total e inequivocamente essas difamações absurdas que parecem ser nada mais do que uma tentativa pré-planejada e orquestrada de arrastar os títulos do Mail para o escândalo de hackers telefônicos sobre artigos de até 30 anos”, disse um porta-voz da editora.

“Essas alegações infundadas e altamente difamatórias – baseadas em nenhuma evidência crível – parecem ser simplesmente uma expedição de pesca dos reclamantes e seus advogados, alguns dos quais já iniciaram casos em outros lugares”.

Ação anterior

Harry, o Duque de Sussex, já moveu uma série de ações judiciais contra as publicações da Associated Newspapers.

Atualmente, ele está processando o Mail on Sunday por difamação por um artigo que afirmava que ele tentou manter em segredo detalhes de sua luta legal para restabelecer sua proteção policial, e no ano passado ganhou indenização do mesmo jornal por alegações de que ele havia dado as costas ao Fuzileiros Navais Reais.

Sua esposa Meghan também ganhou um processo de privacidade contra a editora em dezembro passado por imprimir uma carta que ela havia escrito para seu pai distante.

As relações do casal com os tabloides britânicos entraram em colapso após o casamento em 2018, e eles disseram anteriormente que teriam “nenhum compromisso” com quatro grandes jornais britânicos, incluindo o Daily Mail, acusando-os de cobertura falsa e invasiva.

A intrusão da mídia foi um fator importante que eles citaram em sua decisão de renunciar aos deveres reais e se mudar para os Estados Unidos há dois anos.

Elton John também defendeu o próprio casal depois que os jornais os acusaram de hipocrisia por usar seu jato particular para um voo para ficar em sua casa no sul da França enquanto pedia ações para combater as mudanças climáticas.

Um porta-voz do casal disse que não tinha comentários além da declaração dos Hamlins.

Outros envolvidos na ação também já entraram com ações legais contra grandes organizações de mídia. Frost recebeu uma compensação de 260.250 libras (290.595,15 dólares) em 2015, depois que ela e outras sete celebridades processaram o Mirror Group Newspapers por hackear mensagens em seus telefones.

Hurley, John e Furnish também resolveram reivindicações de invasão de telefone contra o News Group Newspapers – editor do agora extinto News of the World – pouco antes do julgamento em 2019.

Um julgamento criminal de oito meses por hacking no News of the World em 2014 resultou na condenação do ex-editor Andy Coulson, que mais tarde foi trabalhar para o então primeiro-ministro David Cameron como seu chefe de comunicação.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.