Drogas ácidas do estômago podem causar depressão

Um novo estudo – agora publicado na revista Psicoterapia e Psicossomática – encontrou uma ligação entre uma classe comum de medicamentos para o estômago, chamados inibidores da bomba de prótons e depressão. Os pesquisadores sugerem que as pílulas podem levar a distúrbios depressivos graves, interrompendo as bactérias do intestino.

mulher com drogas no estômagoCompartilhar no Pinterest
Drogas estomacais comuns podem desencadear depressão ao interromper o “eixo intestinal do cérebro”, sugerem novas pesquisas.

Agora, mais e mais estudos estão apontando para as inúmeras maneiras pelas quais nossas bactérias intestinais podem influenciar nosso bem-estar mental e emocional.

Por exemplo, os pesquisadores descobriram que camundongos livres de germes que foram privados de bactérias intestinais benéficas apresentaram sintomas de ansiedade, depressão e comprometimento cognitivo.

Como as bactérias do intestino podem alterar a função do cérebro produzindo certos hormônios ou neurotransmissores – e as respostas emocionais, por sua vez, podem afetar as bactérias intestinais – não é de surpreender que alguns estudos tenham encontrado um elo entre o pós-traumático transtorno de estresse e certas cepas de bactérias.

Outros estudos não apenas identificaram bactérias específicas cuja ausência pode desencadear sintomas de depressão em roedores, mas também mostraram que a suplementação dessas bactérias pode reverter os sinais de depressão.

Agora, um estudo observacional sugere que os inibidores da bomba de prótons – que são uma classe de medicamentos tipicamente prescritos para tratar condições estomacais relacionadas ao ácido, como a doença do refluxo gastroesofágico – aumentam o risco de desenvolver um transtorno depressivo maior.

Essa é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos e no mundo.

O primeiro autor do novo estudo é Wei-Sheng Huang, do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Veteranos de Taipei, em Taiwan.

Huang e sua equipe examinaram dados de 2.366 indivíduos que tomavam inibidores da bomba de prótons e desenvolveram depressão, comparando-os com 9.464 pessoas que também usaram os medicamentos, mas não desenvolveram depressão.

O último grupo de participantes foi “combinado por idade, sexo, tempo de inscrição, ponto final e período de acompanhamento”.

Os pesquisadores aplicaram a análise de regressão logística e ajustaram-se a vários fatores demográficos, bem como a comorbidades psiquiátricas, como ansiedade e transtornos por abuso de substâncias.

O estudo revelou que, em comparação com aqueles que não desenvolveram transtorno depressivo maior, “os pacientes com depressão maior apresentaram maior prevalência de maior dose diária definida cumulativa” de inibidores da bomba de prótons.

Especificamente, o risco de depressão clínica aumentou para aqueles que tomaram os medicamentos pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol, enquanto naqueles que usaram omeprazol e esomeprazol, “apenas uma significância foi observada”.

“Para nosso conhecimento”, escrevem os autores do estudo, “este foi o primeiro estudo a investigar a associação entre [proton pump inhibitor] exposição e o risco de depressão maior ”.

Embora os mecanismos por trás dessa associação permaneçam misteriosos, os autores se aventuram em algumas explicações possíveis.

Os medicamentos podem aumentar o risco de depressão desregulando o eixo intestinal-cérebro, sugerem eles, ou impedindo o organismo de absorver adequadamente os nutrientes após o uso de medicamentos estomacais.

Ainda assim, os pesquisadores alertam que os médicos devem continuar prescrevendo os medicamentos quando necessário, tendo em vista a variedade de efeitos colaterais que esses medicamentos podem ter – que incluem pneumonia, fratura óssea e infecções gastrointestinais.

Huang e sua equipe recomendam que estudos futuros investiguem a fisiopatologia por trás da associação que encontraram.


Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *