Belarus bloqueia site de notícias populares e invade seu escritório

As autoridades bloquearam um site de notícias popular na Bielo-Rússia que cobriu meses de protestos contra o presidente autoritário do país e invadiram seu escritório e as casas de seus jornalistas.

As autoridades bielorrussas afirmaram que Tut.by violou as leis da mídia ao publicar conteúdo em nome da BYSOL, uma fundação que ajuda as vítimas da repressão política. Eles disseram que a fundação não tinha registro estadual adequado.

As autoridades também acusaram Tut.by de evasão fiscal e iniciaram uma investigação criminal contra os principais funcionários do local, que podem enfrentar acusações que acarretam pena máxima de sete anos de prisão.

Белорусский портал TUT.BY tem sido o carro-chefe do jornalismo bielorrusso nos últimos 20 anos, lido e apreciado por…

postado por União Europeia na Bielo-Rússia sobre Terça-feira, 18 de maio de 2021

As autoridades invadiram os escritórios de Tut.by em Minsk e outras regiões, e as casas de alguns de seus jornalistas na terça-feira, arrombando a porta para entrar no apartamento de Maryna Zolatava, a editora-chefe do site.

Pelo menos mais quatro funcionários da Tut.by – um jornalista, um editor e dois gerentes de alto escalão – foram detidos para interrogatório, disse a Associação de Jornalistas da Bielo-Rússia.

A mídia independente na Bielo-Rússia ficou sob pressão na sequência de protestos em massa desencadeados pela disputada reeleição do presidente Alexander Lukashenko.

Lukashenko, que governa a Bielo-Rússia com punho de ferro desde 1994, conquistou seu sexto mandato nas eleições de agosto. Apoiadores da oposição e alguns funcionários eleitorais disseram que a eleição foi crivada de fraude e que a oposição rejeitou os resultados.

Lukashenko também desencadeou uma dura repressão às manifestações, a maior das quais atraiu até 200.000 pessoas. Mais de 34.000 pessoas foram presas desde agosto e milhares foram brutalmente espancadas.

As autoridades também visaram meios de comunicação independentes, prendendo jornalistas que cobriam os protestos e fazendo acusações criminais contra alguns deles. De acordo com a Associação de Jornalistas da Bielorrússia, 16 repórteres estão atualmente atrás das grades, aguardando julgamento ou cumprindo sentenças.

Presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko (Maxim Guchek / BelTA Pool Photo via AP)

Em setembro, o governo retirou Tut.by de suas credenciais de mídia. Mesmo assim, continuou a operar, mas dois de seus jornalistas continuam presos.

Katsiaryna Barysevich foi condenada a seis meses por sua investigação sobre a morte de um manifestante, e Lyubov Kasperovich foi condenado a 15 dias de prisão na segunda-feira após cobrir um julgamento relacionado aos protestos.

A Associação de Jornalistas da Bielorrússia emitiu um comunicado exortando o governo da Bielorrússia a parar de impedir o trabalho da mídia.

“As ações contra o maior e mais popular site de notícias do país são parte de uma política governamental deliberada para restringir informações não censuradas no país”, disse o comunicado.

“Após a eleição presidencial de 2020 na Bielo-Rússia, dezenas de sites sociopolíticos e de mídia foram bloqueados na Bielo-Rússia, e vários veículos impressos foram forçados a parar de publicar.

A delegação da União Europeia à Bielo-Rússia também condenou a repressão a Tut.by em um comunicado do Facebook.

“TUT.BY tem sido o carro-chefe do jornalismo bielorrusso nos últimos 20 anos, lido e apreciado pela maioria dos usuários da Internet no país e em muitos outros lugares, bem como por diplomatas que trabalham com a Bielorrússia. A liberdade de mídia deve ser mantida ”, disse o comunicado.




Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *