BBC concorda com o produtor do Panorama após o Dyson Report


A BBC concordou em pagar a Mark Killick uma “quantia significativa em danos e custos” e pediu desculpas sem reservas por “declarações difamatórias” feitas sobre ele após a entrevista de Martin Bashir com Diana, princesa de Gales.

Killick trabalhou na série de jornalismo investigativo na época em que a entrevista de 1995 foi obtida ilicitamente e primeiro alertou a BBC para a existência de extratos bancários falsos usados ​​para atrair Diana.

Depois de apitar, Killick disse anteriormente à agência de notícias PA que foi demitido do programa devido a “deslealdade” e depois difamado pela emissora.

Mark Killick (Media Zoo/PA)

Em um comunicado, a BBC disse na terça-feira: “Após a publicação do Dyson Report no ano passado, a BBC e o ex-repórter e produtor sênior da BBC Panorama, Mark Killick, anunciam hoje que um acordo foi alcançado entre eles.

“A BBC pede desculpas sem reservas pelas declarações difamatórias feitas pelo Sr. Killick em 1996 em documentos internos da BBC durante as investigações da corporação sobre os eventos em torno da entrevista com a princesa Diana da Grã-Bretanha.

“O senhor Killick agiu de forma totalmente adequada ao encaminhar suas preocupações sobre a entrevista de Martin Bashir com Diana, princesa de Gales, à alta administração.

“A BBC concordou em pagar ao Sr. Killick uma quantia significativa em danos e custos, e desejamos a ele tudo de melhor para o futuro”.

Lord Dyson, um ex-mestre dos papéis e chefe da justiça civil, foi nomeado para investigar as circunstâncias em torno da explosiva entrevista de 1995, que notoriamente apresentou Diana dizendo: “Bem, havia três de nós neste casamento, então foi um pouco lotado.”

A investigação foi iniciada depois que o conde Spencer alegou que Bashir lhe mostrou documentos financeiros falsos.

A investigação descobriu que a BBC encobriu “comportamento enganoso” usado por Bashir para garantir sua entrevista exclusiva com Diana, e “ficou aquém dos altos padrões de integridade e transparência”.

A entrevista de 1995 foi assistida por 23 milhões de pessoas no Reino Unido e rendeu a Bashir um Bafta em 1996.

Depois que o relatório de Lord Dyson foi publicado, Bashir se desculpou, acrescentando que era “uma coisa estúpida de se fazer”, mas ele “sempre permanecerá imensamente orgulhoso dessa entrevista”.

Killick é agora diretor criativo da Media Zoo, além de administrar sua própria empresa independente de produção de televisão e relações públicas.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.